28.9.16

ENTREVISTA: Escritoras da antologia "Viagens Fantásticas pela Bíblia"



Olá, pessoal! Tudo bem com todos vocês?


Hoje trago a entrevista com as escritoras da antologia “Viagens Fantásticas pela Bíblia”.

Elas são doze mulheres fortes, inteligentes, criativas, ungidas, ousadas e totalmente dependentes de DEUS e de Seus desígnios.

Com ministérios dos mais variados – e um dom em comum, a Literatura –, uniram-se para impactar o Brasil com histórias que antes as emocionaram, que as fizeram crer em Deus, e que, mais tarde, as fizeram compreender o tamanho da sua responsabilidade como conhecedoras dos tesouros Céu, revelados nas Sagradas Escrituras, e sua missão em propagar o Verdadeiro valor desse tesouro. Assim, cientes de sua missão e encorajadas pela necessidade artística e espiritual de nossa pátria amada, lançam um livro que é, na verdade, muito mais do que um livro.

“Viagens Fantásticas pela Bíblia”, como já falei acima, não é apenas um livro. É uma verdadeira enciclopédia perolada de conhecimento, força, poder e autoridade, e revestida de beleza e talento, desde a capa bem pensada até as linhas dos contos que desenham em nossa mente panoramas históricos e reais sobre os quais sempre quisemos saber mais. Uma verdadeira viagem pela qual o leitor nada precisa investir, é só embarcar e absorver o que há de melhor na nossa Literatura. E quando digo absorver, é exatamente isso mesmo que quero dizer, pois, além de não precisar pagar por nenhuma das viagens que fará, o leitor ainda voltará de cada uma delas carregado de emoção e sensibilidade, acreditando em si e na fé que realiza o impossível quando nos achegamos a Ele, o Autor da Fé, que é invisível, real e fantástico.
Bom, crendo que isso já aguça a curiosidade, vamos logo conhecer um pouco mais dessas escritoras e de seu talento fantástico.

*Conheça mais sobre a obra e as escritoras Aqui!!!

                                                     
por Hezaro Viana para o blog De Livro Eu Entendo


1 - DLEE para Angélica Pina – Lendo a passagem que deu origem ao seu conto, aprendemos diversas lições de fé e do poder de Deus. A decisão de escrever sobre a multiplicação dos pães e peixes tem uma razão especial em sua vida? Pode compartilhar?
Angélica Pina – A escolha da passagem bíblica tem mais a ver com curiosidade mesmo. rsrs... Sempre me perguntei o porquê de haver um garoto no meio daquela multidão levando cinco pães e dois peixes e o motivo de o discípulo de Jesus saber desse fato. À medida que comecei a criar o conto, fui me sentindo como aquele menino... não tenho muito a oferecer, mas o que tenho, quero sempre oferecer ao Senhor de todo coração!

Sobre Angélica Pina e seu trabalho como escritora:
Eu acreditava que a habilidade para escrever era algo natural, que todo mundo podia fazer o que faço, mas um dia entendi que na verdade isso é um dom de Deus, por isso quero sempre usá-lo para falar de Seu amor e sobre seu Reino.

***

2 – DLEE para Carla Montebeler – Por que organizar uma antologia de contos baseados em histórias tão amplamente exploradas como são as histórias bíblicas?
Carla Montebeler – A literatura é uma ferramenta excelente para propagar ideologias. Quando foi tão popular as histórias de Bruxos, Vampiros, Pornografia feminina e tantos outros modismos que vemos atualmente? Um livro abre nosso olhar para universos que desconhecemos. Então... por que não fazer isso com a Palavra de Deus? A reação dos leitores que correm para ler as Escrituras, instigados pelos contos de Viagens Fantásticas pela Bíblia é nossa maior recompensa. Por que organizar isso? Para que nossa geração seja cada vez mais apaixonada pela Bíblia. Isto não seria fantástico?

***

3 – DLEE para Jaqueline Aragão – A história de Litino bem me lembrou aqueles testemunhos que ouvimos na igreja e alegram a nossa alma ante as maravilhas de Deus. Como se deu a criação do seu conto e qual a influência da história sobre você?
Jaqueline Aragão – No livro de Jonas, a história dos marinheiros se encerra quando Jonas é lançado ao mar. Quando criei este conto para um concurso no Wattpad, me perguntava: E se algum destes homens, diante das obras feitas pelo Senhor através de Jonas, tivesse se convertido? Será que não tinham deixado algo ou alguém para trás, pelo qual ansiavam retornar para casa? Dessa curiosidade, nasceu Litino e as obras do Senhor na vida dele, um conto que amei escrever!

Sobre Jaqueline Aragão e seu conto:
O Senhor às vezes usa a tempestade para abrir nossos olhos e mostrar que sempre esteve perto, esperando nós abrirmos o coração para Ele, para a mudança!

***
4 – DLEE para Joice Lourenço – A sua escrita, num contexto geral, é sempre intensa sentimentalmente, explorando personagens que se entregam sem medo de sentir. Esse é um gênero sobre o qual optou escrever apenas ou essas emoções têm um pouco de você?
Joice Lourenço - Uau! Amei saber disso! Acredito que uma coisa levou à outra. Sabe quando tudo flui naturalmente? Sou uma pessoa muito sensível e as vezes intensa e acabo levando isso para dentro das histórias. E tudo se torna ainda mais profundo quando entro no personagem, é inevitável não me emocionar e colocar em palavra tudo o que ele sente.

Frase motivacional de Joice Lourenço aos leitores:
Não desista dos seus sonhos, não fuja daquilo que Deus colocou em seu coração! Por mais que você tente se esconder, esse sonho estará sempre em você, ansiando para criar asas e voar, tocando o coração de cada alma existente. Deus te escolheu para isso!

***

5 – DLEE para Keryn Luz – Amiel não conseguiu se livrar de sua “maca”, infelizmente. Como foi para você contar sobre alguém que chegou tão perto de Cristo e não teve fé e humildade para alcançar misericórdia?
Keryn Luz – Muito obrigada pela honra em servir em seu blog, Hezaro. Que pergunta difícil (risos), mas interessante. Para mim foi triste, intenso e maravilhoso ao mesmo tempo.  Foi uma surpresa quando o Espírito Santo me deu o personagem Amiel mudando todo o rumo do que eu pretendia escrever. E falar de perdão é sempre muito delicado. Creio que acima de tudo foi desafiador.

Sobre Keryn Luz e sua obra:
Eu tenho outros trabalhos na plataforma Wattpad. E Deus tem me surpreendido com o resultado de cada um deles. Meu único objetivo é servir a Ele e ao próximo e o Pai tem feito infinitamente mais. Revelar a Verdade é o meu foco e creio que todo cristão tem esse dever em tudo que faz.

***

6 – DLEE para Lidayana Maia – Você já me falou que escreve mesmo para glorificar a Deus e alcançar pessoas através do poder do Espírito Santo. Como pastora que é, isso é totalmente compreensível. Já como escritora e artista, em que essa decisão de falar tão abertamente de Jesus através dos livros tem afetado a sua vida?
Lidayana Maia – Escrever, para mim, tem sido como me abrir a um novo universo. Um universo em que pessoas podem mudar de atitudes de acordo com algo que eu escrevo e isso é muita responsabilidade. Alertar, levar sorrisos e até lágrimas com um escrito meu, e o principal, levar Jesus, tem sido fantástico. O carinho que recebo dos leitores é tão grande, os testemunhos são tão lindos, que valeu a pena cada letra escrita e esforço empregado. Glória a Deus por toda inspiração, capacitação e por tudo! Sem Ele, eu nada poderia fazer!

Mensagem motivacional de Lidayana Maia aos leitores:
Queridos leitores, amo vocês de coração! Nunca desistam de seus sonhos! Jesus ama a todos vocês!

Obrigada, irmão Hezaro, por tudo. Deus o abençoe cada vez mais!

***

7 – DLEE para Priscila Camargo – De todo coração é um conto lindo e me tocou por seu teor missionário e por falar dos primeiros passos da Igreja. Em relação às Missões, o que ainda precisamos aprender, em sua opinião, com nossos irmãos da Igreja Primitiva?
Priscila Camargo – Com certeza o amor que eles tinham por Jesus e pelas Vidas, que os levava a fazer exatamente o que o Mestre ensinou, sem esperar nada em troca, sem julgar antes de agir, sem se importar com o que os outros pensariam, sem medir esforços para realizar algo. Tudo o que a Noiva queria era alegrar seu Noivo, obedecendo, honrando e imitando suas ações aqui na Terra. Para mim, o Reino de Deus se resume ao amor, porque com ele nossas atitudes se tornam verdadeiras, nossas palavras produzem esperança e consolo, e nosso trabalho se torna muito mais agradável e produtivo! J

Frase motivacional de Priscila Camargo aos leitores:
Acredite nos sonhos de Deus, confie que Ele tem sempre o melhor e que logo irá te surpreender! Sim, O Senhor já me surpreendeu muito, e creio que se você esperar Nele, será surpreendido também. (Efésios 3:20)

***

8 – DLEE para Queren Ane – Seu conto sobre Febe de Cencréia é lindo e mostra uma mulher que, contrariando os costumes de sua época ao renunciar ao amor e tornar-se uma líder direta, não se preocupava com comentários e dava o melhor de si para o Reino de Deus, o seu Verdadeiro Amor. Quanto a você, como sua família encara seu ministério e seu trabalho como escritora de ficção cristã?
Queren Ane – Creio que o dom da escrita vem de Deus e Ele por meio de sua graça nos aperfeiçoa a cada dia. Falar do amor de Deus por meio da escrita é algo novo, no entanto muito edificante e gratificante para mim. Não esperava esse ministério e tenho o amado cada vez mais, tendo certeza em meu coração de que tenho sido um instrumento nas mãos de  Deus. Minha família se surpreendeu com esse mais novo ‘ presente’ do Senhor para comigo. Tenho recebido apoio e incentivo, principalmente de meu marido, que tolera louça na pia, casa bagunçada, para que eu possa ‘ganhar’ algumas horas escrevendo. Ele, meu esposo, é meu maior incentivador. Sou muito grata a Deus por tê-lo em minha vida.
Sobre Queren Ane e seu trabalho como escritora:
Escrever é onde tenho me encontrado, aprendido e semeado a palavra de Deus. Trabalhar para o reino tem me feito crescer. Obrigada Senhor por esse presente.

***

9 – DLEE para Shara Rodrigues – Como eu gosto de escrever dramas românticos, logo identifiquei o “clima” entre Raquel e Elias em seu conto, mas o romance não foi explorado em seu texto. Conte-nos: O que aconteceu com o casal após a cura de Elias?
Shara Rodrigues – O meu foco primeiramente era no milagre, mas quis mostrar também através do romance entre os personagens, que apesar das circunstâncias, podemos ser aceitos por pessoas que realmente estão dispostas a isso. Raquel era essa pessoa, ela aceitava Elias da forma que era, e sim, após o milagre de Elias, ele conseguiu se reestruturar na vida, possuir terras, e se declarou a Raquel, que o aceitou e tiveram dois filhos: Ana e Pedro.

Sobre Shara Rodrigues e seu trabalho como escritora:
Escrever é uma paixão ardente que quando despertada, te consome até esgotar suas forças.

Frase motivacional de Shara Rodrigues aos leitores:
Desistir é uma palavra que ocupa espaço no dicionário, então o melhor a se fazer, é tirá-la do seu vocabulário e nunca se lembrar dela, porque ela é o seu único obstáculo... para alcançar a vitória.

***

10 – DLEE para Socorro Araújo – Particularmente, achei “fantástico” o final de seu conto. A maneira como criou um final feliz para um texto que frequentemente é usado em sermões para falar de pessoas que deixam a Cristo por riqueza, me emocionou. O que fez você acreditar no final que escreveu?
Socorro Araújo – Sempre gostei muito dessa passagem... principalmente do versículo que Jesus o olha e pensa sobre o quanto o ama. Eu via algo além, sentia um olhar de amor e misericórdia de Cristo naquele jovem. Não me conformava que ele recusara mesmo tanto amor. Esse jovem conhecia a Deus apenas através de regras cumpridas, não era algo interior, penso assim. Então comecei a imaginar um pós-encontro. Será que esse jovem não ouviu falar da morte e ressurreição de Cristo? Me deixei levar pela imaginação e vi um rapaz que se surpreendeu com a decisão de Jesus. Acreditar que Deus é um Pai de segundas chances me motivou a escrever dessa forma.

Mensagem de Socorro Araújo aos leitores:
Leitores, posso dizer que Deus está ansioso por um relacionamento, mas que Ele deseja tudo, e não apenas uma parte de cada um de nós. Entregue-se a Deus, decida o amar e ter sua vida guiada por Jesus.

***

11 – DLEE para Thaís Oliveira – Seu conto é um texto exatamente como eu gosto de ler: romance, drama, amor e perdão. Pessoalmente você já foi confrontada por todos esses sentimentos à luz dos ensinamentos de Cristo? Pode compartilhar?
Thaís Oliveira – Nunca estive em uma situação tão crítica, tão dolorosa e caótica quanto à de Débora, minha personagem inspirada na mulher adúltera, que foi lançada aos pés de Jesus. Mas como qualquer outra pessoa vivenciei momentos em que pessoas me lançaram em situações dolorosas, em que me feriram, intencionalmente ou não, e coube a mim perdoar essas pessoas, segundo o ensinamento de Jesus. Perdoar não é uma das atividades mais fáceis de se fazer, contudo, o perdão precisa ser dado. Da mesma forma que Débora alcançou o perdão de Jesus, saber que eu alcanço o perdão do Filho e do Pai aquece o meu coração. A história de Débora me traz a esperança ao lembrar do quão infinita é a misericórdia de nosso Deus, apesar de todos os erros que cometemos, se nos arrependermos e confessarmos alcançaremos a Sua graça. Não importa o que tenhamos feito, o Senhor está disposto a nos perdoar e nos recebe de braços abertos.
Faço das palavras de C. S. Lewis as minhas palavras: “Ser cristão significa perdoar o que não tem perdão, porque Deus perdoou o que não tem perdão em você.”

Mensagem de Thaís Oliveira aos leitores:
Assim como eu descobri o Senhor como Pai nos últimos anos, anseio levar essa forma de enxergar a Deus a outros corações — muitos dos quais sofrem com a rejeição, a falta de identidade, a baixa autoestima. Se eu tenho um lema ou uma frase clichê é lembrar a todas as garotas que elas são princesas, porque são filhas do Rei (meninos, sintam-se incluídos! Rs)! Acredito que não há como conhecer esse Deus maravilhoso e permanecer de boca fechada.

***

12 – DLEE para Wildymara Miranda – Você sempre diz que não é ou não se considera uma escritora, e já me disse também que não acha seus textos tão interessantes assim, no entanto, seus contos e seu livro são bem aceitos e sempre agradam, inclusive a mim, como você bem sabe, por passarem tanta verdade e romantismo/sentimento. Como é possível tudo isso?
Wildymara Miranda – Primeiramente quero agradecer a honra de ser entrevistada por você e sempre adorar os meus textos. Acredito  que toda essa mistura confusa que existe em não me sentir escritora,  achar desinteressantes  os meus textos e  mesmo assim agradar aos leitores, vem do meu trauma  de escola. Nunca fui boa na escrita nesse período e nem gostava de ler. Ganhei essa voracidade por leitura bem depois. Ainda estou me acostumando com o fato de ser escritora e me considerar como tal.  Sempre me encantei com pessoas que nos proporcionam uma leitura prazerosa, com um enredo fantástico.  Jamais imaginei fazer isso. Tudo surgiu em uma brincadeira de amigas, e hoje, ver quatro contos concluídos e um livro prestes a concluir,  é  um sonho.  Sem sombra de dúvidas, o fato de todos se agradarem dos meus escritos é Deus, Jesus e o Espírito Santo. Às vezes me pego lendo meus textos e não acreditando que tudo aquilo saiu da minha mente. Então, essa “confusão”  toda está explicada:  Nenhum parágrafo seria escrito sem esse auxilio celestial.

   Sobre Wildymara Miranda e sua obra:
Busco tocar os corações através da escrita, edificar vidas com as minhas estórias.

Frase motivacional de Wildymara Miranda aos leitores:
Quero dizer a você  leitor(a) que esta lendo minhas singelas palavras.  Acredite no seu potencial! Eu sou a prova viva de alguém que era “zoada”  na escola por escrever mal e hoje tenho um conto meu em uma antologia.  Então, meus amados, tudo é  possível àquele que crê. Creiam sempre  em vocês, mesmo que as circunstâncias digam que não.

***

Agradeço de coração a todas as escritoras da antologia pela oportunidade de fazer parte dessa história tão linda que estão escrevendo. Um privilégio indizível. Parabéns a todas. Contem sempre comigo.



Hezaro Viana
   escritor


12 comentários :

  1. Respostas
    1. Também gostei muito de conhecer vocês, Jaqueline.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom que gostou, Shara! Fico feliz. Sempre bom poder servir.

      Excluir
  3. Nossa, Hezaro, ficou linda demais essa entrevista. Amei participar e saber mais sobre as outras autoras, irmãs em Cristo Jesus.

    Obrigada pelo convite.����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que ficou legal a entrevista, Queren, e foi muito bom conhecer mais de vocês. Como o Reino de Deus é grande e promissor em nosso país! Eu que agradeço, sempre.

      Excluir
  4. Que belo trabalho, Hezaro! Estou encantada com a forma como a entrevista foi conduzida! Foi uma honra psrticipar e amei cada uma das respostas dessas amadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei também do resultado desse trabalho, Angélica. É bom quando o povo de Deus se reúne para agradá-LO. Obrigado.

      Excluir
  5. Um belo trabalho reunido... Ansiosa por ter em mãos... parabéns a todas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Lena. Uma reunião de trabalhos realmente perolados. Assim que o ler, você entenderá a emoção e a verdade ditas nesta entrevista. Obrigado por passar por aqui e por comentar.

      Excluir
  6. INCRÍVEL! Tão bom conhecer um pouquinho mais dessas companheiras! <3 Deus o abençoe, Hezaro. Uma braço!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Socorro, muito bom conhecer mais de todas vocês! Deus abençoe a todos nós. Amém.

    ResponderExcluir

© Copyright 2015 - Todos os Direitos Reservados - Layout desenvolvido por Wesley Alves Design